Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Abaixo a TPM




Muitas mulheres vivem um período de grande desconforto nos dias que antecedem a menstruação. É a Tensão Pré-Menstrual, ou TPM, que pode trazer um conjunto de sintomas como dores nas mamas, inchaço, aumento do apetite, ansiedade, irritação, insônia e depressão.

Não há tratamentos reconhecidos para a TPM, mas existem formas de controlar os sintomas da síndrome. Entre dez e 14 dias antes da menstruação, evite determinados alimentos como açúcar refinado, biscoitos recheados e amanteigados, bolos e tortas. Doce de leite e chocolate também devem ser evitados, pois causam aumento da retenção hídrica e da compulsão alimentar, além dos sintomas de hipoglicemia. Sal e bebidas alcoólicas não são recomendados porque estimulam o pâncreas a produzir mais insulina, aumentando a absorção de glicose no intestino, que pode levar a compulsão alimentar. Evite a cafeína, encontrada no chá preto, café, chá mate, refrigerantes a base de cola e guaraná, pois aumenta a tensão nervosa e a ansiedade. A redução de gordura é positiva, pois melhora a retenção hídrica pós-menstruação.


Alimentos indicados

A dieta para reduzir os sintomas da TPM deve fornecer quantidades adequadas de proteína, cálcio, magnésio e vitamina B6. Prefira alimentos ricos em magnésio, como abacaxi, vagem, cenouras, folhosos verde-escuros e alimentos ricos em zinco, como gengibre, alho e nozes. Eles diminuem a ansiedade, irritabilidade e insônia.

Você sabe se alimentar? Faça o teste!
Alimentos ricos em magnésio e carboidratos integrais controlam o aumento do apetite e diminuem sintomas como dor de cabeça e fadiga. Para reduzir as dores nas mamas e o inchaço abdominal, que ocorre pela elevação da aldosterona, consuma alimentos ricos em vitamina B6: banana, arroz integral, batata, lentilha e alimentos ricos em potássio, como feijão, espinafre e água de coco.Além disso, para diminuir a retenção de líquidos, aconselhamos a ingestão de água (no mínimo oito copos por dia) e chá de hortelã, que é considerado diurético.


Confira uma dica de suco que ajudará na redução dos sintomas da TPM:

Suco Anti-TPM-

1 colher de sopa de extrato de soja light

- ½ banana

- 200 ml água de coco-

5g Anis (erva doce)

Bata tudo no liquidificador e sirva


*Luana Stoduto é nutricionista, formada pela Unigranrio e especialista em Administração de Serviços de Alimentação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).