Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

segunda-feira, 30 de março de 2009

Alimentos ricos em fibras protegem o coração

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. A mais comum delas , é a doença das artérias coronárias ( desenvolvimento de placas de gordura nas artérias do coração ), a qual pode ocasionar infarto do miocárdio ( ataque cardíaco ) e outras condições graves.
Algumas condições fisiológicas, assim como um estilo de vida desregrado e fatores hereditários , podem colocar a pessoa sob um risco maior de uma doença cardiovascular. Os fatores de risco podem ser:
- Parâmetros fisiológicos alterados : taxas elevadas de glicemia e colesterol ruim ou hipertensão arterial.
- Estilo de vida desregrado : fumar, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, alimentação rica em gorduras e açúcares e pobre em fibras.
- Fatores hereditários ( história familiar de doença cradiovascular ).
As pessoas podem e devem tomar medidas para diminuir este risco. Uma alimentação saudável e equilibrada é determinante neste processo.As Fibras vêm apresentando um destaque significativo sendo classificada como um excelente fator protetor contra doenças cardiovasculares.
Segundo estudos conduzidos em Harvard, dietas ricas em fibras reduzem o risco de doença coronariana em 40%.As fibras solúveis presentes nas frutas, na aveia, na cevada, nas leguminosas (entre estas, a lentilha, o feijão, o grão-de-bico, a ervilha) e nas hortaliças, quando consumidas em quantidades adequadas reduzem o colesterol plasmático em 10 a 20%, além disso as bactérias intestinais reduzem as fibras solúveis a ácidos graxos de cadeia curta que em alguns momentos bloqueia a síntese de colesterol no fígado.
Portanto aumentar o consumo alimentos ricos em fibras é uma excelente indicação.
Sugestões:
- Aumente o consumo de pães, cereais e farinhas de grãos integrais.·
-Aumente o consumo de vegetais, especialmente leguminosas e frutas com casca, sementes e caroços comestíveis.
-Consuma cereais com alta quantidade de fibras, por exemplo, a granola, barrinhas de cereais e frutas. Se necessário , inclua suplementos de fibras especialmente elaborados, já disponíveis no mercado.
- Não se esqueça de aumentar também o consumo de líquidos durante o dia.
Dra. Ana Flávia Pinheiro- Nutricionista