Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quinta-feira, 19 de março de 2009

Correr ao sol provoca perda de até dois litros de água; hidrate-se





VIVIAN MASUTTI
da Revista da Hora


Todos perdem maior quantidade de água no verão. Por isso, é importante ingerir muito líquido durante esta época do ano. Cansaço, fraqueza, mal-estar, boca seca e olhos opacos são alguns dos sintomas mais comuns quando uma pessoa não ingere a quantidade de líquido adequada, o que causa a famosa desidratação.




"Em um dia muito quente, em que a pessoa corre no sol ou em situações em que passa muito calor, ela chega a suar de um a dois litros. Então, precisa ingerir cerca de três litros de água por dia. Em São Paulo, temos um verão para valer, e a necessidade de ingestão de água aumenta muito", afirma Jacob Fantuch, professor e médico da clínica-geral do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo).


E convém ficar atento. Segundo ele, em casos extremos, a desidratação pode levar a danos irreversíveis e até mesmo à morte. "Nem todo mundo armazena água da mesma maneira. Há quem consiga ficar bem dois ou três dias sem beber água. Mas há pessoas que, se ficarem 24 horas sem beber algum líquido, sofrem perda de pressão, entram em choque circulatório e podem ter um AVC (acidente vascular cerebral), um infarto e morrer", explica Fantuch. "Se não tiver água suficiente, não vai haver sangue circulando de forma eficiente pelo cérebro e pelo restante do corpo", completa o médico.


De acordo com Anita Sachs, nutricionista e professora do departamento de medicina preventiva da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), é importante que, além de muita água, sejam ingeridos chás e sucos de frutas e hortaliças, como chuchu e berinjela, que possuem grande quantidade de água. "Se a pessoa quer emagrecer, os sucos mais indicados são os de limão ou maracujá e os chás sem adição de açúcar ou com adoçante", destaca Anita.


Apesar de todos terem de ficar atentos ao risco da desidratação, para Gabriel Ribeiro Nogueira, coordenador do pronto-socorro adulto do Hospital Santa Catarina, crianças e idosos merecem atenção especial, pois os primeiros sintomas podem passar despercebidos. "Nesses casos, a melhor maneira é repor água, tendo ou não necessidade", afirma Nogueira.


Mas os adultos que gostam de tomar sol e bater papo com uma cervejinha na mão também devem ter cuidado redobrado. "A cerveja hidrata apenas nos primeiros momentos", lembra Fantuch. Por isso, a água ainda é a maior aliada para diminuir o risco de desidratação.