Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A vitalidade dos alimentos - Parte 1:: Conceição Trucom ::

O Serviço e a Alquimia

Os alimentos de origem vegetal, crus e vivos, nos oferecem espontaneamente tudo o que captaram da Terra, do Sol e de Deus. Cabe a cada um de nós recebê-los! Deixá-los chegar e fazer parte de nós.

Os alimentos do reino vegetal têm um propósito: oferecer seu Viço, seus agentes nutricionais e energéticos, seus componentes da terra e do sol (cósmicos), para que sejamos Seres em estado de Viço, ou seja, em SerViço.
Mas, não basta ganhar um presente, temos que recebê-lo, assimilá-lo, para então fazer parte de nós, da alegria e gratidão causada pelo presente verdadeiramente recebido.
Entretanto, quando um ladrão nos aborda, permitindo ou não, ele irá nos roubar o que temos de maior e melhor em nossa vida: nosso corpo e alma.
É ato de amor e respeito ser cúmplice do nosso corpo e vida, e praticar um "banho interno diário" que favoreça o necessário alívio da sobrecarga intoxicante da vida moderna. E é sábio aproveitar este ato de afeto (corpo e alma unidos no mesmo movimento), para nutrir e vitalizar todas as células, órgãos, vísceras e sistemas, entre eles nossas mentes, representadas fisicamente pelo cérebro. Para tanto, o certo é conhecer os alimentos que têm tal poder, para aumentar seu consumo diário, como também, para poder evitar conscientemente, os alimentos que nos desvitalizam e minam nossa saúde e poder pensante.

A alquimia e o Serviço

Os alimentos do reino vegetal - frutas, folhas, raízes, brotos e sementes -, enquanto vivos e crus, são ofertas viçosas da mãe natureza. Eles já trazem em sua composição nutrientes conhecidos como carboidratos, proteínas e gorduras, importantes para nos dar energia, construção e manutenção de nossas células e corpos. São os chamados macronutrientes. A esta parte bem física dos alimentos colocarei a responsabilidade de 10% pela sustentação da vida, e é o máximo que uma pessoa intoxicada pode assimilar destes alimentos.
Aos outros 90%, que classificarei de parte "alquímica", por serem em mínimas concentrações ou mesmo invisíveis (forças energéticas da terra e do sol), só plenos no alimento cru e vivo, colocarei a responsabilidade pela sustentação do corpo, da alma e do espírito alinhado com a luz. São estes 90% que ancoram a força, a luz. Esta é a parte que uma pessoa vai acessar e assimilar quanto mais desintoxicada estiver.
Grau intoxicação x Capacidade de Assimilação do alimento vegetal cru e vivo



Estes 90%, além de participarem da digestão e assimilação dos nutrientes mais densos (aqueles 10%), irradia vitalidade para mais purificação, transformações e expansão do Ser, que se impregna de Viço e vive em estado de Viço, em SerViço. Ou seja, sempre haverá energia sobrante. Nestes 90% encontramos alguns elementos biologicamente ativos (vivos) denominados:
- enzimas (se o alimento estiver cru e vivo) - agentes de informação específica e precisa para a função digestiva e todas as reações energeticamente econômicas do organismo;
- sais minerais - agentes de comunicação rápida e precisa entre todas as células, já que são responsáveis por todas as reações eletroquímicas conduzidas pelos 60-70% de água presentes num organismo humano e adulto;
- vitaminas - agentes de vitalização do corpo e do poder pensante (alma);
- fibras - agentes de absorção dos excretos, modulação do processo de assimilação digestiva e nutrição da flora intestinal;
- antioxidantes - agentes que impedem a oxidação e degeneração precoce das células e do poder pensante.

Além destes elementos já identificados pela ciência, existem infinitos outros, que classifico como Alquimia da Mãe Terra, do Sol e de Deus. Esta é a parte invisível, sagrada e poderosa, pois é a que nos permite sintonizar, vibrar em sintonia, com estes Seres: a Terra, o Sol e Deus. Neste momento sentimos: Amor - Gratidão - Somos todos Um!
E, graças à elevada presença, principalmente nos alimentos da cultura orgânica, desta fração alquímica, os vegetais crus e vivos são exatamente os que oferecem aos órgãos e sistemas de excreção a sua cumplicidade mais afetiva e efetiva. Só quando consumidos crus e frescos, fornecem ao organismo sua água estruturada com informações de limpeza, nutrição e vitalização.

Na prática
Aqui, o objetivo é que você compreenda, didaticamente, como classificar os alimentos pela sua força vital, simplificando os critérios de escolha e seleção. Nada de tabelas: só a compreensão.
No livro "Você sabe se desintoxicar" (Dr. Soleil - Ed. Paulus), os alimentos estão classificados em quatro categorias, de acordo com o seu grau de VITALIDADE ou força alquímica.
Este conceito foi criado pelo Dr. Edmond Bordeaux-Szekely e pode ser de grande ajuda para nos orientar nas escolhas alimentares, sem precisar de qualquer intelectualizaçã o.

Texto extraído do livro Alimentação Desintoxicante - Conceição Trucom - editora Alaúde, cuja leitura na íntegra lhe possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Aprenda como economizar protegendo o meio ambiente.

Produtos industrializados: ingredientes básicos + um monte de produtos químicos + embalagens coloridas para te atrair + gastos com propagandas para te convencer + energia para produzir + combustível para transportá-los até você = POLUIÇÃO.Quanto mais sofisticado é o produto, maior é o processo descrito acima.Que tal fabricar seus próprios produtos de limpeza? Veja algumas receitas simples

Detergente Ecológico
Ingredientes – Um pedaço de sabão de coco neutro, dois limões equatro colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)
Preparo – Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litrode água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida,esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem.Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dossimilares comerciais. Você obterá seis litros de um detergenteque limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmentemenor do que o do similar industrializado.

Detergente Ecológico Multiuso
Ingredientes - Água, vinagre, amônia líquida (amoníaco),bicarbonato de sódio e ácido bórico.
Preparo - Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloqueuma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco,uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopade bórax ou ácido bórico.
Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aosmultiusos convencionais
Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha osdetergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animaisdomésticos.Fonte: Planeta na Web

Limpando Janelas e Espelhos
Para limpeza de rotina, use três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos. Detergente Ecológico”

Para Limpar e Desodorizar Carpetes e Tapetes
Misture duas partes de fubá com uma parte de borax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir. Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüeLimpando o BanheiroA maioria dos produtos de limpeza traz mais problemas que benefícios por conter cloro, substância extremamente irritante aos olhos, nariz e pele. Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de borax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.
Fonte: Greenpeace.

Para Limpar Vidros e Tirar Gordura
Use uma solução de vinagre ou limão diluidos em água.

Para Limpar o Forno
Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.

No Lugar da Naftalina
A naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar

Desodorante de Ambiente
Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão.

• Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.

Fonte: WWF Brasil.

Outro Limpador para JanelasMisture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.
Limpador para Pisos de CerâmicaMisture no seu balde de limpeza, aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Lave o piso como de costume.

Fonte: Casa Club TV

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Promoção do Blog Dona Doçura Artesanatos



Meninas vamos visitar o Blog Dona Doçura Artesanatos está tendo uma promoção doce por lá.

Eu já estou participando vai ser o primeiro que participo espero ter sorte.

http://donadocura.blogspot.com/search/label/Primeiro%20Sorteio vamos lá participem.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Abaixo a TPM




Muitas mulheres vivem um período de grande desconforto nos dias que antecedem a menstruação. É a Tensão Pré-Menstrual, ou TPM, que pode trazer um conjunto de sintomas como dores nas mamas, inchaço, aumento do apetite, ansiedade, irritação, insônia e depressão.

Não há tratamentos reconhecidos para a TPM, mas existem formas de controlar os sintomas da síndrome. Entre dez e 14 dias antes da menstruação, evite determinados alimentos como açúcar refinado, biscoitos recheados e amanteigados, bolos e tortas. Doce de leite e chocolate também devem ser evitados, pois causam aumento da retenção hídrica e da compulsão alimentar, além dos sintomas de hipoglicemia. Sal e bebidas alcoólicas não são recomendados porque estimulam o pâncreas a produzir mais insulina, aumentando a absorção de glicose no intestino, que pode levar a compulsão alimentar. Evite a cafeína, encontrada no chá preto, café, chá mate, refrigerantes a base de cola e guaraná, pois aumenta a tensão nervosa e a ansiedade. A redução de gordura é positiva, pois melhora a retenção hídrica pós-menstruação.


Alimentos indicados

A dieta para reduzir os sintomas da TPM deve fornecer quantidades adequadas de proteína, cálcio, magnésio e vitamina B6. Prefira alimentos ricos em magnésio, como abacaxi, vagem, cenouras, folhosos verde-escuros e alimentos ricos em zinco, como gengibre, alho e nozes. Eles diminuem a ansiedade, irritabilidade e insônia.

Você sabe se alimentar? Faça o teste!
Alimentos ricos em magnésio e carboidratos integrais controlam o aumento do apetite e diminuem sintomas como dor de cabeça e fadiga. Para reduzir as dores nas mamas e o inchaço abdominal, que ocorre pela elevação da aldosterona, consuma alimentos ricos em vitamina B6: banana, arroz integral, batata, lentilha e alimentos ricos em potássio, como feijão, espinafre e água de coco.Além disso, para diminuir a retenção de líquidos, aconselhamos a ingestão de água (no mínimo oito copos por dia) e chá de hortelã, que é considerado diurético.


Confira uma dica de suco que ajudará na redução dos sintomas da TPM:

Suco Anti-TPM-

1 colher de sopa de extrato de soja light

- ½ banana

- 200 ml água de coco-

5g Anis (erva doce)

Bata tudo no liquidificador e sirva


*Luana Stoduto é nutricionista, formada pela Unigranrio e especialista em Administração de Serviços de Alimentação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).